segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sucesso Sustentável: do desejo a realidade.

por Hugo Nisembaum


Sustentabilidade é uma palavra que acompanha qualquer declaração de boas intenções. O aquecimento global e as condições político-econômicas são pontos de atenção permanente. Em quanto o mundo ao nosso redor está em alerta constante, o nosso sucesso e bem-estar podem ser apenas temporários.

Um futuro positivo para nós e para aqueles ao nosso redor exige uma perspectiva mais ampla que leve em conta o bem estar dos contextos físicos e sociais nos quais a nossa vida se desenvolve.

Precisamos levar em consideração o impacto “indireto” das nossas ações.


Em quanto à maioria dos trabalhos em sustentabilidade foca nos efeitos no ambiente físico, a Psicologia Positiva agrega uma dimensão importante ao observar o efeito em cada pessoa. A sustentabilidade da energia positiva delas é crucial, são elas que conduzem os projetos, os negócios, as maquinas.

Promover um efeito positivo e alinhamento com os seus Pontos Fortes contribui para o aumento da energia pessoal. Pontos Fortes para nós são a soma de talentos, conhecimentos, habilidades e experiências, e a utilização destes aumenta a nossa energia pessoal.

Quando as pessoas refletem sobre os momentos em que estão aplicando os seus Pontos Fortes, e mais especificamente, os seus talentos, suas capacidades naturais, descrevem um efeito energizante.

Ao investir esforços para conseguir metas significativas ao invés de simplesmente resolver problemas, esta energia cresce ainda mais.

O uso dos Pontos Fortes na busca de aspirações nobres pode ser um elemento fundamental na criação de organizações sustentáveis.

Nenhum comentário: